O Instituto do Conhecimento de Mafra – Universidade Sénior de Mafra (ICM-USEMA), é uma associação criada originalmente em 2006 e formalizada em 2008 com personalidade jurídica de natureza cultural e científica, sem fins lucrativos, integralmente constituída por elementos voluntários e dedicada às pessoas de idade igual ou superior a 50 anos.

O ICM-USEMA tem a sua sede e instalações no Complexo Cultural Quinta da Raposa, no Largo Coronel Brito Gorjão em Mafra, pertencente à Câmara Municipal de Mafra.


A Universidade Sénior de Mafra tem por missão:

   1. Promover a Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social das pessoas abrangidas pelo seu círculo de ação (cf. OMS, 1946).
   2. Promover a Realização Integral da Pessoa através das atividades culturais, desportivas e recreativas adequadas ao grupo etário alvo, adotando uma visão personalista do Homem e uma consciência de responsabilidade social.
   3. Criar Valor Cultural, nomeadamente por via de iniciativas abertas à restante comunidade, seja por cooperação com outras entidades, grupos e associações culturais, recreativas e desportivas.
   4. As instalações da Universidade Sénior de Mafra estão preparadas para pessoas com mobilidade reduzida e são constituídas por:

   - 6 salas de aula equipadas com meios audiovisuais de projeção, sendo 1 das quais dedicada e equipada para Informática;

   - 1 sala de convívio polivalente;
   - Acesso, 4 dias por semana, ao auditório da Casa da Música, Francisco Alves Gato, com uma lotação para 154 pessoas (limitada a 75 pessoas em situação de pandemia por Covid-19);
   - Instalações administrativas e da Direção.


O corpo docente permanente é constituído, neste momento, por 26 professore(a)s em regime de voluntariado integral que lecionam 29 disciplinas.


A Universidade Sénior de Mafra integra a RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade, nos termos definidos no Despacho n.º 132/2021 de 06/janeiro/2021 do GSEAS do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.